Transformações societárias no capitalismo tardio
Mandel= Capitalismo tardio = capitalismo monopolista contemporâneo revolução tecnológica - economia de trabalho vivo, elevando a composição orgânica do capital. Resultado direto (conforme projeção de Marx) cresce exponencialmente a força de trabalho excedente em face dos interesses do capital. acumulação flexível
Estado=diminuição de sua ação reguladora, especialmente encolhimento de suas funções legitimadoras: quando o grande capital rompe o pacto que suportava o Welfare State, começa a ocorrer a retirada das coberturas sociais públicas e tem-se o corte nos direitos sociais.
A desqualificação do Estado tem sido, como se sabe, a pedra de toque do privatismo da ideologia neoliberal: a defesa do Estado mínimo pretende o Estado máximo para o capital.
Particularidade brasileira:
· Não há um welfare state a destruir
· A efetividade dos direitos sociais é residual
· Não há gorduras nos gastos sociais com os indicadores sociais que temos
Na entrada da década de noventa, o serviço social se apresenta no Brasil como uma profissão relativamente consolidada. 70 unidades de ensino, produção científica mostrando dinamismo marca a maturação profissional
No campo da prática profissional, conquistas e impasses= existência de mercado de trabalho. Insuficientes conexões entre centros de formação e campos de intervenção têm reduzido a capacidade daqueles de viabilizar inovações, bem como a sua retro-alimentação pela realidade das práticas de campo – aqui é inegável o desconhecimento mútuo; de outra e em função do anterior, as novas demandas são enfrentadas em condições desfavoráveis (baixos salários, problema na formação e conservadorismo)
A década de 80 consolidou no plano ídeo-político, a ruptura com o histórico conservadorismo do Serviço Social . Isto não significa que este foi superado na profissão, mas que posicionamentos ideológicos e políticos de natureza crítica e/ou contestadora conquistaram legitimidade.
Entretanto, a