O Planejamento no contexto Escolar cristina
Sabemos que o cotidiano da sala de aula é repleto de desafios: indisciplina, desinteresse dos alunos, condições inadequadas de trabalho, problemas de ordem familiar e emocional, baixa qualidade de aprendizagem, entre outros, que interferem no desempenho dos estudantes.
O professor deve ser um incansável pesquisador, refletir sobre sua prática pedagógica e encontrar caminhos, dessa forma, acreditamos que o planejamento de ensino dará suporte a esta caminhada. Planejar é algo que faz parte do ser humano, mas na escola assume papel fundamental, apesar da descrença e não valorização dessa prática por muitos professores. Falar em planejamento nos remete aquelas semanas pedagógicas que acontecem no inicio do ano letivo em cada escola, muitas vezes consideradas cansativas e desinteressantes por muito educadores.
Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto (VASCONCELLOS, 2000, p.79). Envolve projetar uma ação, elaborar um plano ou roteiro, um trabalho de preparação, um processo contínuo de reflexão e tomada de decisão. Leia o texto abaixo para que possa refletir sobre planejamento.
Você irá conhecer as etapas do planejamento de ensino, esperamos que desenvolva determinados conhecimentos sobre as finalidades de cada etapa, além de estar familiarizado com a terminologia. Esperamos oferecer a você uma visão geral sobre o planejamento de ensino.
Agora vamos refletir juntos sobre as etapas que compõem um planejamento de ensino. Todo plano deve partir da análise da realidade, que possibilita verificar seus limites, possibilidades e necessidades. Pensar a relação escola e sociedade, para identificarmos as principais características, pois não podemos educar sem partir da realidade concreta dos alunos. Esta realidade envolve três dimensões: alunos, escola e comunidade. Em um primeiro momento o professor precisa se autoconhecer em termos humanos (caráter, ética e outros), intelectuais (ser