tcc pos
Resumo: Por ser uma área ligada ao campo da saúde e da educação, a psicopedagogia requer formação específica e reconhecida nas entidades regulamentadoras. O profissional desse ramo tem uma série de possibilidades para o desempenho de sua profissão, uma vez que sua função principal é atuar nas questões relacionadas aos métodos de aprendizagem, envolvendo técnicas, formatos e dificuldades. Dessa forma, o presente trabalho tem como foco discutir e refletir acerca do papel do psicopedagogo no ambiente escolar. Visa ainda apontar quais sejam as tarefas a serem desempenhadas e de que forma esse profissional pode auxiliar no bom andamento das atividades da instituição de ensino e, principalmente, na ampliação das possibilidades de aprendizagem e na redução das dificuldades.
Palavras-chave: Psicopedagogo, Aprendizagem, Escola, Papel Profissional.
INTRODUÇÃO
A aprendizagem é o foco dos mais variados estudos na área educacional, sabe-se que ela ocorre por meio da estimulação que o ambiente coloca sobre o indivíduo ao longo de sua evolução intelectual, psicomotora, física, social e emocional. Essa aprendizagem constante e evolutiva ocorre porque desde o nascimento, o indivíduo está inserido em uma instituição social organizada, sejam elas a família, a escola, o trabalho e o grupo de convívio. É justamente na interação que ocorre entre esses indivíduos de diferentes origens, que vai se construindo uma teia de saberes, na qual todos os membros têm contribuições, apresentando cada um de seus conhecimentos, suas experiências, valores e crenças.
À medida que a rede de conhecimentos vai se formando dentro dessas instituições sociais, muitas formas de aprendizagem são utilizadas, algumas com sucesso e outras com deficiência, assim cada vez mais é necessário inserir a Psicopedagogia nesses ambientes para estudar como ocorrem as relações interpessoais em cada um deles. Sabendo-se