sistema de informações de Marketing
Em outras palavras o que Kotler quis dizer foi que são coletados dados de vendedores, do financeiro, de pesquisas de mercado, das máquinas destinadas a gerar informações diversas no menor tempo possível para o tomador de decisões saber separar as úteis das inúteis conseguindo melhores desempenhos para a empresa.
A necessidade e o uso do Sistema de informações de marketing está crescendo muito nas empresas devido, principalmente, à concorrência não do preço e sim da qualidade e serviços, da mudança de necessidade para desejo do consumidor e para as informações não se perderem pela empresa.
De uma forma geral, podemos subdividir o sistema de informações de marketing em quatro partes, ou elementos formadores:
1. Sistema de Registros Internos
2. Sistema de Inteligência de Marketing
3. Sistema de Pesquisa de Marketing
4. Sistema de Apoio a decisões de Marketing
Sistema de registro internos
É o sistema de informação mais básico, são informações recebidas de pedidos, vendas, pagamentos, recebimentos, estoque, etc. Onde sua maior importância é entre o pedido e a entrega, ou seja, se o cliente recebeu o que foi pedido, com agilidade e preço compatível com o concorrente. Os clientes optam pelas empresas que podem entregar a mercadoria o mais rápido possível.
Essas informações devem chegar às mãos dos administradores com a máxima agilidade para dar tempo da tomada de decisões, pelo contrário se tornarão informações inúteis que só irão atrapalhar ao invés de ajudar. Para se evitar esses problemas, o SIM deve ser a junção do que os administradores pensam que necessitam, o que eles realmente necessitam e o que é economicamente viável.
Sistema de Inteligência de Marketing