SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING
Conceito:
O SIM (Sistema de Informações de Marketing) pode ser definido como os recursos humanos e tecnológicos da empresa, envolvidos na coleta, qualificação, análise, disseminação e arquivo de informações relevantes às decisões de marketing. O desenvolvimento do SIM foi alcançado em épocas mais recentes com a necessidade das empresas de se orientarem ao consumidor. Muitas empresas cresceram, distanciaram-se dos mercados de atuação, necessitando de informações para tomar suas decisões.
A idéia do SIM é proveniente do setor militar, as decisões militares estavam totalmente dependentes de informação de outros para comando. A velocidade com que estas informações se modificam justifica o crescimento do SIM. Lançamentos de produtos, resultados de desenvolvimento tecnológico, técnicas de comercialização mais eficientes, determinam a necessidade de um sistema organizado que pudesse monitorar estas mudanças.
Aplicabilidade:
O sistema é estruturado com base em computação apesar de alguns subsistemas serem registrados manualmente dependendo das condições da empresa. Vale considerar que a armazenagem das informações é um aspecto relevante para a eficiência, as informações muito atualizadas podem não significar nada, o responsável pelo sistema deve ter cuidado em selecionar aquelas que necessitam de dados passados para terem sentido. Na construção de um sistema deve haver esforço no sentido de eliminar as informações desnecessárias. Um SIM deve ser objetivo e registrar somente dados que podem ser de utilidade para os administradores. As informações a serem incluídas deve-se considerar cuidado para que os custos não sejam excessivos para não prejudicar a viabilidade do sistema. A coleta de certos dados é complicada e complexa, pode ser desaconselhável se não proporcionar retornos adequados.
As formas as quais um SIM é estruturado nas empresas são as mais variáveis possíveis. Há empresas que mantêm departamentos, outras