e.t.e henrique lage
Niterói, 15 de maio de 2013
Disciplina: Geografia
Professora: Márcia Noêmia
Alunas: Beatriz Nobre nº 03 | Débora Marques nº 08 | Johana Couto nº 16
3º Redação: A Escola Técnica Estadual Henrique Lage como espaço das idéias e do mundo do trabalho ontem e hoje.
_____________________________________________________________________________
E.T.E Henrique Lage como instituição estudantil profissionalizante
A educação profissional na Escola Técnica Estadual Henrique Lage tem como principal objetivo o desenvolvimento de cursos técnicos direcionados ao mercado de trabalho, tanto para os estudantes quanto para aqueles que buscam qualificação e atualização profissional.
A escola antigamente empenhava-se mais no ensino de qualidade para formar os profissionais, porque não existia a crise financeira que o país está vivenciando, e nem a crise Educacional que vem assolando o Brasil. Apesar da alta demanda de empregos para os cursos técnicos seja hoje, o próprio mercado de trabalho mostrou sinais de carência de técnicos e tecnólogos preparados para assumir funções inerentes a esta formação.
Os alunos dos cursos de Edificações e Mecânica com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Rio de Janeiro vão ter grandes oportunidades de emprego. Os profissionais de nível técnico estão mais valorizados e a mão de obra qualificada é o principal requisito para conseguir uma colocação. Os setores da construção civil e petróleo e gás estão em alta, no entanto, o mercado exige que os profissionais estejam aptos a ingressar em uma grande empresa. E outra oportunidade para os alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage é com a descoberta do pré-sal, pois o aumento na produção do combustível permanecerá em alta nas próximas décadas.
No entanto, a E.T.E não funciona só como instituição profissional. Essa instituição também funciona como um espaço de idéias. Tal qual é muito importante na vida dos alunos, tanto para a sua decisão