Sistema de gestao de recrutamento e selecao de recursos humanos
1.1 Contextualização
De acordo com Santos 1985, a selecção de pessoal compreende "o processo pelo qual são escolhidas as pessoas adaptadas a uma determinada ocupação ou esquema operacional". E ainda que: "selecção nem sempre significa escolher os que revelam aptidões ou capacidades nos seus índices mais elevados [...] e, sim, os mais adequados a uma situação predeterminada”.
As empresas tentam de todas as formas conquistar vantagens competitivas através de um diferencial em sua administração, por exemplo, o que na actualidade só é possível através de pessoas. São as pessoas que podem propiciar um diferencial nos produtos e serviços oferecidos às empresas e é através dos recursos humanos que as empresas serão capazes de colocar no mercado produtos e serviços suficientemente competitivos.
Com a observação desse fato, surge a necessidade de estudos mais detalhados sobre recursos humanos; por ser uma área muito abrangente, o enfoque neste trabalho está no recrutamento e selecção, pois, através desses processos que os candidatos ingressam nas empresas e se tornam funcionários.
Faz se necessário avaliar as formas de recrutar e seleccionar pessoas, visto que os recursos humanos são factores importantíssimos para o funcionamento de qualquer organização. Sua importância pode variar de acordo com o grau de automatização dos processos.
A realização de um processo selectivo requer muito mais do que captação de um profissional que atenda às necessidades da empresa contratante. No decorrer da selecção, torna-se imprescindível que tanto a organização quanto o profissional que conduz o processo, notadamente aquele que atua em Recursos Humanos, tenham ciência de que determinados procedimentos podem culminar em processos jurídicos e por outro lado o apoio de tecnologias que possam contribuir no andamento dos vais processos de recrutamento e selecção.
No passado era comum o Recrutamento e Selecção ter uma postura investigativa a respeito do candidato a