Homofobia
PEDAGOGIA
ANA LÚCIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE
ATIVIDADE interdisciplinar – GRUPO
HOMOFOBIA NA ESCOLA
Barreiras-BA
2012
ANA LÚCIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE
ATIVIDADE interdisciplinar - GRUPO
A ESCOLA NA LUTA CONTRA A HOMOFOBIA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação II e Educação e Diversidade: Relações Étnicos-Raciais.
Profs. Vilze Vidotti Costa, Lilian Salete Alonso, Carlos Eduardo Gonçalves e Fábio Luiz da Silva
Tutora eletrônica: Audrey Maria Muller Trostdorf Tutor(a) de sala: Lorene Souza de Araújo
Barreiras-BA
2012
Introdução
Diante do anseio de construirmos uma sociedade e escolas mais justas, solidárias, livres de preconceito e discriminação, é necessário identificar e enfrentar as dificuldades que temos tido para promover os direitos humanos e, especialmente, problematizar, desestabilizar e subverter a homofobia. São dificuldades que se tramam e se alimentam, radicadas em nossas realidades sociais, culturais, institucionais, históricas e em cada nível da experiência cotidiana. Elas, inclusive, se referem a incompreensões acerca da homofobia e de seus efeitos e produz ulteriores obstáculos para a sua compreensão como problema merecedor da atenção das políticas públicas.
Ao mesmo tempo em que nós, profissionais da educação, estamos conscientes de que nosso trabalho se relaciona com o quadro dos direitos humanos e pode contribuir para ampliar os seus horizontes, precisamos também reter que estamos envolvidos na tessitura de uma trama em que sexismo, homofobia e racismo produzem efeitos e que, apesar de nossas intenções, terminamos muitas vezes por promover sua perpetuação.
Teríamos que nos perguntar como nós que clamamos por justiça, pelo fim de preconceitos e violência estamos, mesmo sem saber, envolvidos com aquilo contra o