Sistema De Custeio ABC
O sistema de custeio ABC tem como principal característica considerar as atividades desenvolvidas como fonte originária de custos aos produtos/serviços e permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e o objetivo do Custeio ABC é suprir a necessidade de informações precisas sobre o custo da necessidade de recursos de produtos, serviços, e canais específicos.
A atribuição de custos as atividades no sistema de custeio segue a alocação direta, o rastreamento e o rasteio, assim a medida que as empresas utilizam tecnologia mais avançadas na produção os custos indiretos aumentam e o valor da mão-de-obra direta diminui.
Algumas vantagens da aplicação do método de custeio do ABC são: ele adequa-se mais facilmente as empresas de serviços; Identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade; Pode ser empregado em diversos tipos de empresas; Possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto. E algumas desvantagens são: Gastos elevados para implantação; Necessidade de revisão constante; Não é aceito pelo fisco. Conclui-se que, com a utilização do método do custeio baseado na atividade, torna-se capaz de desenvolver informações relevantes ao processo de decisão, permitindo que se observe aspectos importantes do processo produtivo, tais como as perdas. Portanto cada empresa tem que analisar o que vai ser melhor para ela, vendo todas as vantagens e desvantagens.
A economia tem que acompanhar a evolução do mundo, as empresas precisam acompanhar o ritmo ditado pela competitiva globalização mundial na qual pequenas mudanças fazem grandes diferenças, portanto o bem gerir dos custos faz com que a empresa diferencie, e saia na frente dos seus concorrentes, pois se mostra atualizada e disposta a agregar mais valor a sua produção visando satisfazer clientes, o que a torna mais dinâmica e lucrativa.
Planejamento de custos
Para fazer um bom