Sistema de Custeio ABC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
sistema de custeio abc Florianópolis
2014
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O sistema de custeio baseado em atividades (ABC),vem da terminologia Activity Based Costing. Esse sistema proporciona uma visão mais ampla e melhor dos custos, por meio de uma análise das atividades que são executadas dentro das organizações, relacionando com os objetos de custos. Nesse sistema, os custos se tornam mais visíveis e passam a serem considerados mais importantes para que a sua redução seja feita de maneira correta dentro de todos os processos da empresa, desta forma, auxiliam nas margens de lucro, tornando assim as empresas mais lucrativas.
O ABC determina e aponta quais as atividades que geram maior consumo de despesas dentro da empresa, e alocar em centro de custos apropriados para cada atividade. Em seguida, cada um dos centros dessas atividades distribui custos aos produtos com base no consumo dos recursos. Com isso é possível gerenciar os produtos e determinar quais são os de alto custo e quais os de baixo custo, o que possibilita ao gestor tomar decisões gerenciais mais corretas. Além disso, o ABC melhora as ações buscando uma melhoria continua nas atividades, reduzindo custos, melhorando os serviços, corte de desperdícios e melhorando os processos.
Existem dois tipos de atribuições para o sistema de custeio ABC, no primeiro chamado de custeio de atividades, os custos são direcionados para as atividades, já o segundo modelo chama se custeio de objetos, ou seja, os custos das atividades são direcionados aos produtos, serviços e clientes. Embora seja teoricamente simples, o sistema ABC vem contribuindo para melhorar a metodologia antiga de análise de custos, com o objetivo e a intenção de mapear as atividades com maior relevância dentro da empresa, identificando para onde estão indo os recursos da empresa.
2 IMPLEMENTAÇÃO
Para implantar o custeio baseado em atividades (ABC)