SISTEMA DE CUSTEIO ABC
Andréia Sfredo Gonçalves
Franciele Carilo Dias
Roberta Ribeiro Araujo Maciel
Viviane Andrade Portella
Prof. Roberto Luciano Dal Castel
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0134) – Prática do Módulo V
18/06/2015
RESUMO
Neste atual cenário competitivo, onde as empresas estão inseridas, é exigido dos gestores uma maior importância dada às questões relativas aos custos. Essa preocupação não decorre apenas nas empresas industriais e de serviços, mas também nas empresas comerciais. Para tanto, é necessária a implantação de um sistema de custos nas empresas, visando à obtenção de informações mais precisas referente ao processo de compra, venda e a produção de mercadorias.
Nesse contexto, o Sistema de Custeio ABC (Activity-Based Costing), que é baseado em uma estrutura funcional para alocação dos custos indiretos, é uma ferramenta para ser utilizada em todos os tipos de empresas. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa bibliográfica é mostrar a aplicação do ABC nas empresas, abordando também um breve histórico da Contabilidade de
Custos e também conceituando os outros tipos de Sistemas de Custeio.
Palavras-chave: Sistema de Custeio, Atividades, Recursos.
1 INTRODUÇÃO
Um dos objetivos da contabilidade contemporânea é oferecer subsídio aos gestores para as tomadas de decisões. Neste contexto a contabilidade de custos procura dispor aos administradores informações úteis sobre custos de seus bens, mercadorias e serviços para fins de apuração do resultado e mensuração dos estoques de produtos acabados e/ou de produtos e serviços em acabamento, além de fornecer informações gerenciais.
A gestão de custos nas empresas atualmente apresenta-se como fator relevante para consecução dos objetivos empresariais.
Isto ocorre como consequência da necessidade das
instituições buscarem otimização de resultados, inserção em novos mercados, desenvolvimento de novos produtos, expansão ou simplesmente