ATPS 3 SEM SOCIOLOGIA
Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição que a sociologia trouxe a humanidade, fazendo percebe-los como indivíduos que pertencem a diferentes grupos e que são culturalmente diferentes mas que lutam pelo mesmo objetivo. Busca-se também mostrar o papel que o estado fortemente tem desenvolvido frente a uma sociedade que não se une, que visa o seu próprio umbigo a fim de obter melhorias para si próprio, sem pensar no outro.
Ao termino deste trabalho será possível entender o quanto o sistema educacional e social é facilmente manipulado, onde o estado esta no controle de tudo ditando ordem a qual a sociedade ingenuamente acata com pensamentos ilusórios achando que é o melhor para si.
Portfólio: Sociologia da educação e sua representação na sociedade.
OS SIGNIFICADOS DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.
A sociologia é o estudo de tudo que interliga e gera as relações humanas, o que faz conviver e estar em grupos, tribos, clãs e coletivos. Toda a forma que pode ser exterior a apenas um individuo, mas interfere diretamente nele para a convivência no social, regras, leis, direitos, deveres, crenças, educação, valores, normalmente o que atua sobre o individuo independente de sua vontade e que forma uma sociedade. A sociologia serve não só para compreendermos a sociedade em que vivemos, mas ajuda a questionar a forma, e vislumbrar melhorias. Tem como seguimento manter o “controle” do sistema para que haja harmonia, equilíbrio entre todas as partes através do “consenso” coletivo. A divisão do trabalho foi um dos motes para o desenvolvimento das sociedades, daí segue sua evolução.
Na educação a sociologia aparece com bastante força, já que a instituição é um dos meios de transmissão e internalização de regras e hábitos coletivos, um dos meios de manutenção da sociedade e do sistema implantado nela.
Passamos por vários estudos sobre sociologia da educação de acordo com Ferreira (2006), que cita e explica algumas