SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CACHAÇA
Curso: MBA em Gestão e Negócios
Professor: Nilceia Santos
Matéria: Metodologia Cientifica
Nome: Jefferson Marcos Spoljaric Filho
RA: 62.5314-0
SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CACHAÇA E
POTENCIALIDADES DE EXPANSÃO DAS EXPORTAÇÕES
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória de mercado para que seja utilizada como um referencial para iniciativas voltadas à promoção da exportação da cachaça brasileira. O trabalho inclui uma apresentação do panorama da produção e exportação da cachaça, bem como um delineamento da cadeia agroindustrial. A partir desse referencial, foram identificados mercados potenciais e aspectos a serem explorados no processo de desenvolvimento das exportações brasileiras de cachaça.
1. Introdução
Destilado tipicamente brasileiro, a cachaça vem conquistando novos mercados e expandindo-se além das fronteiras do país. Dado o interesse na expansão de suas exportações, este trabalho apresenta uma análise prospectiva de mercados com potencial importador, delineando um contexto analítico que permite fundamentar estudos mais específicos a serem desenvolvidos para cada um dos mercados identificados.
A produção brasileira de cachaça, segundo dados apresentados pelo Programa de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha e Cachaça (PBDAC), tem representado aproximadamente 1,3 bilhão de litros/ano (Destilarias, 2001). Segundo essa mesma fonte, a produção brasileira gera um faturamento de mais de US$ 600 milhões, empregando mais de 400 mil pessoas diretamente e propiciando uma arrecadação de aproximadamente R$ 76,5 milhões em impostos a cada ano. A Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE (2001), avalia, no entanto, que o mercado de cachaça no Brasil apresenta-se consolidado, tendendo a uma desaceleração no seu crescimento. A princípio, essa redução tem sido associada a uma queda do consumo desta bebida no mercado interno1 e aos preços baixos alcançados (Destilarias, 2001). Este fato