sintese a dignidade da pessoa humana e o minimo existencial
2) ela estuda o homem por inteiro, mas para se chegar até aqui, ela fez um percurso desde quando seu 1º objeto era o homem não ocidental, passando pelo camponês até chegar aqui, seu objeto contemporâneo, o homem como umtodo, em todos as épocas, regiões, latitudes, etc. seu método era o físico Newtoniano e o biólogo Darwinista.
3) Antes era o mau selvagem e o bom civilizado, onde os europeus acreditavam que o homem selvagem, barbaro, ou seja, os que não viviam na sua mesma sociedade, eram maus pois não tinham praticas distintas das suas como o canibalismo (na verdade eles tinham essa cultura), não tinham uma organização politica igual a dos europeus (o que não significa que eles não a tivessem) então eles acreditavam que eles eram maus. Depois passou-se a ver o bom selvagem e o mau civilizado, pois já acreditavam que o homem que não era corrompido tinha um coração melhor e viviam melhor.
4) A antropologia do direito é o estudo da ordem social, das regras e das sanções em sociedades primitivas (exemplo: as indígenas e os esquimós). A antropologia jurídica é a observação participante e comparada entre as modernas instituições do direito moderno (exe: policia, judiciário, prisões). São