Sintese Transtorno de déficit de atenção Hiperatividade
Metodologia da Educação Especial
Livro:
Turma: INFAN – 2
Nome: Maria Gelcira
Professora: Márcia
Síntese (Transtorno de déficit de atenção Hiperatividade)
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um problema de saúde mental que tem características básicas que são desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade. Este transtorno tem um grande impacto na vida da criança ou do adolescente e das pessoas com as quais convive. Pode levar a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, bem como a um baixo desempenho escolar. Muitas vezes, é acompanhado de outros problemas de saúde mental.
Crianças e adolescentes que tem esse transtorno tem muita dificuldade em ficar quietas, as crianças com TDAH só conseguem parar, se o que estiverem fazendo for muito interessante e estimulante para elas. Essas crianças tem muita dificuldade na escola por não conseguir prestar atenção na aula e fazer as tarefas com o restante da turma por vários motivos, por exemplo, levantar diversas vezes da carteira.
Pode não parecer mas crianças com TDAH sofrem por ter esse problema, eles tentam fazer as tarefas que lhe são propostas e por não conseguir ficam tristes ao perceber que as pessoas que convivem com elas ficam bravas e irritadas.
Isso não quer dizer que toda criança hiperativa tem transtorno TDAH. Por isso a importância da interação da família e escola que ao notar alguns sintomas desse transtorno, levar essas crianças para ser avaliadas por um profissional de saúde mental, seja ele médico ou psicólogo. Esses profissionais avaliam a função cerebral por meio de exames de neuroimagem e de testes neuropsicológicos.
Crianças com TDAH precisam muitas vezes tomar medicamentos para controlar os sintomas, são os chamados estimulantes como a ritalina por exemplo. Devemos lembrar que o professor tem um papel fundamental no processo de aprendizagem e na saúde mental de