Transtorno De D Ficit De Aten O Hiperatividade Comorbidades E Situa Es De Risco

3153 palavras 13 páginas
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, comorbidades e situações de risco

Marcelo C. Reinhardta, Caciane A.U. Reinhardtb

a Mestre em Psiquiatria. Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Psiquiatra e Médico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil b Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva, Florianópolis, SC, Brasil. Psicóloga, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil
Resumo
Objetivo: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) apresenta alta prevalência, e seus sintomas apresentam-se frequentemente como um problema de saúde pública considerável. Assim, o objetivo desta revisão é verificar estas situações de urgência provocadas por determinadas comorbidades, ou por expor o paciente a um maior risco de acidentes.

Fonte dos dados: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed entre os anos de 1992 e 2012, utilizando os descritores "adhd", "urgency", "comorbidity", "substance disorder", "alcohol", "eating disorder", "suicide", "trauma", "abuse", "crime", "internet", "videogame", "bullying", e suas combinações. A seleção dos artigos considerou aqueles mais relevantes de acordo com a abrangência do tema proposto, de forma não sistemática.

Síntese dos dados: Foram encontradas diversas situações em que o TDAH é o diagnóstico psiquiátrico mais relevante em relação à urgência, como risco de acidentes, risco de suicídio e adição, exposição à violência ou risco de abuso de internet ou abuso sexual; ou então o TDAH é a comorbidade mais prevalente e está igualmente correlacionada à urgência, como no transtorno de humor bipolar e nos transtornos alimentares.

Conclusões: Nossos resultados mostram diversas comorbidades e situações de risco envolvendo o diagnóstico de TDAH e, assim, reforçam a importância de serem reconhecidas para um tratamento adequado deste transtorno.

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas