Neuropediatria
A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características especiais do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico.
Algumas doenças neurológicas são comuns na infância e na adolescência: meningites, encefalites, epilepsias, doenças do sono (sonambulismo, por exemplo), doenças musculares e dores de cabeça, dentre outras.
O acompanhamento do neuropediatra, associado ao do pediatra do paciente, melhora a resposta ao tratamento e ameniza a evolução dessas doenças, reduzindo a repercussão na fase adulta.
A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba não somente o tratamento, mas principalmente o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Além da elucidação e orientação de familiares em relação a possíveis comprometimentos apresentadas pela criança, cabe também ao especialista a coordenação de equipe de profissionais quando se fizer necessária (fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc.). As principais afecções atendidas pelo Neuropediatra são descritas abaixo: Malformações cerebrais e medulares
Infecções congênitas
Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
Crises convulsivas (Epilepsia)
Hiperatividade
Déficit de atenção
Cefaléia (dor de cabeça)
Transtornos na aprendizagem
Distúrbios de movimento
Infecções do Sistema nervoso (p.e. meningites) Paralisia Cerebral
Alterações na forma e volume do crânio
Deficiência mental
Autismo infantil
Perdas de consciência
Doenças Neuromusculares
Transtornos de comportamento e conduta
ERROS INATOS DO METABOLISMO: NEM TUDO É PARALISIA CEREBRAL!
Os erros inatos do metabolismo ( EIM) são distúrbios bioquímicos, geneticamente determinados, nos quais