ESPERMIOGENESE
1 ESPERMIOGÊNESE
1.1 CONCEITO
Espemiogênese é o processo de desenvolvimento e maturação dos espermatozoides para que possam atingir a fecundidade. De acordo com Maia (2006, pag.33) ocorre da seguinte forma:
“As transformações que levam as espermátides a dar origem aos espermatozoides constituem a espermiogênese e compreendem: condensação da cromatina nuclear na cabeçado espermatozoide; formação do capuz acrossômico; posicionamento das mitocôndrias na peça intermediária; formação da cauda e, finalmente eliminação das porções desnecessárias do citoplasma. [...]”.
O espermatozóide é formado de partes que o dividem, de acordo com Maia (2006, pag.33) um espermatozoide adulto é formado e dividido em três partes. “O espermatozoide é uma célula alongada, medindo de 65 micra; é constituído pela cabeça, peça intermediária e cauda”.
MAIA, George Doyle. Embriologia Humana. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2006. (cap.27)
A ejaculação e as contrações dos músculos expulsam os espermatozóides do epidídimo. O epidídimo é como se fosse uma câmara de armazenamento para os espermatozóides, podemos ver como funciona a partir da explicação de Rosso e Lopes (2005, pag.132).
“Chegando ao epidídimo vão sendo acumulados na pequena quantidade da secreção ali existente. O epidídimo funciona como uma espécie de câmara de armazenamento e maturação, pois, é durante a sua permanência neste ponto das vias genitais que espermatozoides atingem a plenitude de sua capacidade fecundante”.
Os espermatozóides a partir de células chamadas espermatides. Rosso e Lopes (2005, pag.132) afirmam que “inicia-se agorauma fase sem divisão celular, denominada espermiogênese, em que espermátides se transformam em espermatozóides [...]”.
LOPES, Sonia; ROSSO, Sérgio. Biologia Volume Único. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005
1.2 FUNÇÃO
O órgão genital masculino é reprodutor, assim por sua vez tendo a função de fertilizar, reproduzir e gerar novos seres no qual o processo de gametas tanto