Espermatogênese
As espermátides ficam localizadas perto do lúmen dentro dos túbulos seminíferos, e possui cerca de (7-8 um de diâmetro) e núcleos com porções variadas de cromatina condensada .
O complexo processo da espermiogênese inclui a formação do acrossomo , a condensação e alongamento do núcleo , o desenvolvimento do flagelo e uma grande perda do citoplasma. Como resultado desse processo temos o espermatozóide maduro que é liberado no lúmen. ESPERMIOGENESE DIVIDIDA EM TRÊS PARTES Etapa do complexo de Golgi
Pequenos grânulos pró-acrossômicos acumulam no complexo de golgi bastante desenvolvido da espermátides. Depois eles se juntam formando um único granulo o Granulo Acrossômico que ficam dentro de uma vesícula limitada por uma membrana, chamada vesícula acrossomica.Enquanto isso os centríolos migram para a extremidade oposta ao do acrossôáo, e depois aproximam-se do núcleo, ao mesmo tempo em que começa a se formar a axonema do flagelo .
Etapa do Acrossômo
O capuz acrossômico é o resultado da expansão da vesícula e o grânulo acrossômico sobre a metade anterior do núcleo como um capuz, e é finalmente chamado de acrossomo , este contém enzimas hidrolíticas, como healuronidase , neuramidase, fosfatase ácidoe uma protease semelhante a tripsina.
O acrossômo portanto a partir da ação dessas enzimas é capaz de digerir a zona pelúcida (estruturas que envolvem o ovócito), que ocorre a partir do momento que o espermatozóide encontra o ovócito e a membrana externa se funde com a membrana citoplasmática do espermatozóide , liberando as enzimas citadas.Este processo se chama Reação Acrossomica.
Durante essa fase o axonema se projeta no lúmen e o núcleo das espermátides fica voltado para