Triunfo da Música
Relatório que faz parte integrante da disciplina
História da Música II
SANTOS - 2014
Ludwig van Beethoven
Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, Reino da Prússia,17 de dezembro de 1770 e faleceu em Viena, 26 de março de 1827 foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo. É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras.
Sua formação se inicia com Seu avô, Lodewijk van Beethoven, onde recebe as suas primeiras lições de música. Em seguida foi aprendiz de Christian Gottlob Neefe, o melhor mestre de cravo da cidade de Colônia na época, que lhe deu uma formação musical sistemática.
Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade, iniciando a sua carreira de compositor.
Foi organista-assistente da Capela Eleitoral, e pouco tempo depois, foi violoncelista e professor na orquestra da corte. Foi aluno de Joseph Haydn, Antonio Salieri, Foerster e Albrechtsberger, o que ajudou a complementar mais os seus estudos. Tornou-se então um pianista virtuoso, cultivando admiradores, os quais muitos da aristocracia. Começou então a publicar as suas obras (1793-1795).
SUAS PRINCIPAIS OBRAS
Primeira fase - É caracterizada por um estilo tempestuosamente emocional, contemporâneo do pré romantismo alemão, ainda com traços mozartianos. Principais obras: Sonata op.13 para piano (Patética), Quarteto para cordas op.18, Septeto op.20, as suas duas primeiras sinfonias.
Segunda fase - Clássica na forma, mas romântica e individualista. Principais obras: Sonata op.27 N.2, As Sinfonias N.3, N.5, N.6, N.7, a ópera Fidélio, os concertos para piano e orquestra N.4 op 58 e N.5 op.75, o concerto para violino e orquestra op.61; os trios op.70 N.1, e op.97.