Festividades barrocas
Festividades barrocas em Minas colonial:uma relação entre a ostentação e a pobreza e sua importância na estratificação social.
Departamento de História
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Universidade Federal de Ouro Preto
Mariana, 19 de abril de 2002.
Índice
Introdução ...........................................................................................03 A influência do estilo barroco na sociedade das Minas colonial.........04 O significado das festas barrocas.........................................................05 Triunfo Eucarístico: a festa maior........................................................07 A sociedade mineradora e as festividades barrocas.............................10 Conclusão.............................................................................................12 Bibliografia..........................................................................................13
Introdução
Dentro do contexto social concernente ao século XVIII, na capitania de Minas Gerais, as festividades tanto civis, como religiosas merecem destaque. Estas ocasiões festivas eram momentos de manifestações culturais diversas influenciadas diretamente pelo estilo barroco. A sociedade mineira encontrava-se num estado de grande euforia devido ao auge da produção de ouro e descobertas de minas de diamantes. Esta condição privilegiada contribuía para enormemente para a realização de festas, geralmente de grande pompa e exacerbada ostentação. Todavia, conforme será mostrado neste trabalho, a condição de ostentação não abrangia a toda sociedade. Essas festividades eram, antes de tudo uma confirmação das gritantes diferenças sociais, uma vez que tinham como claro propósito elucidar a hierarquia tanto política-econômica-social como religiosa, a dominação social, e, através da riqueza dos eventos, ofuscar a situação de pobreza predominante na sociedade.
A influência do