EMPREEDEDORISMO: As dificuldades do empreendedorismo no Brasil

3084 palavras 13 páginas
EMPREEDEDORISMO:
As dificuldades do empreendedorismo no Brasil

EMPREEDEDORISMO:
As dificuldades do empreendedorismo no Brasil

Artigo científico apresentado à matéria de Metodologia Científica I da Universidade Presbiteriana Mackenzie, turma 1º S.

São Paulo
2013
RESUMO

Este artigo trata da identificação e análise das principais dificuldades encontradas por empreendedores ao abrir uma micro ou pequena empresa.O objetivo da pesquisa é identificar as principais dificuldades para a abertura de uma empresa. A identificação das principais dificuldades no processo de abertura de um negócio foram avaliadas e consubstanciadas mediante um questionário quantitativo direcionado a empreendedores que já possuem seu próprio negócio. As perguntas foram encaminhadas e respondidas via correio eletrônico. O conteúdo das perguntas foi baseado em fatores envolvidos no processo de abertura de uma empresa, tais como: análise de concorrência, inovação, disfunções burocráticas e diferenciais competitivos. Pode-se concluir após a análise do questionário aplicado que as principais dificuldades de se abrir um negócio são: falta de flexibilidade das políticas fiscais brasileiras e as altas taxas tributárias que dificultam a abertura e o conseqüente sucesso da empresa. Tais dificuldades acarretam a diminuição da criação de novos empreendimentos, dada à complexidade do processo de criação de uma empresa com a qual os empreendedores se deparam.

Palavras-chave: dificuldades; empreendedores; identificação; negócio; processo.

ABSTRACT

This article discusses the identification and analysis of the major dificulties found by business man when opening a micro or small company. The objective of the research is to identify the main difficulties for opening a business. These problems are rated upon a questionary quantitative, that is target at businessman that already own a business company. The questionary

Relacionados