empreendedorismo
O
propósito
básico
deste
curso
é
desenvolver
competências
empreendedoras. Assegura na ideia de que o empreendedorismo é essencialmente uma questão de atitudes e de valores, e com base nisso, se propõe, despertar no aluno um espírito empreendedor, proporcionando-lhe distinções, habilidades, e competências para traçar seus projetos.
Ser empreendedor é sobretudo uma atitude, mais do que qualquer outra coisa. É a atitude para explorar novas oportunidades, para assumir riscos e criar coisas novas. Hoje, precisamos desta atitude a vários níveis: a nível individual, porque o empreendedorismo é uma via eficaz para a auto-realização e felicidade; a nível organizacional, porque as empresas precisam de uma cultura de empreendedorismo para e por fim, a nível das sociedades, porque o empreendedorismo já provou ser uma poderosa solução para os problemas que os governantes não conseguem resolver. (Nogueira, 2013)
No final deste módulo, o aluno terá habilidades e competências para se tornar um empreendedor, com mudanças no seu perfil profissional, e uma visão mais ampla da competitividade do mercado de trabalho, mercado de negócios, e gestão.
AULA 01 – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
O primeiro uso do termo “empreendedorismo” foi registrado por Richard
Cantillon, em 1755, para explicar a receptividade ao risco de comprar algo por um determinado preço e vendê-lo em um regime de incerteza. Jean Baptiste
Say, em 1803 ampliou essa definição para ele, empreendedorismo esta relacionado àquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento” ficando, portanto, convencionado que quem abre seu negócio é um empreendedor.
A psicologia, a filosofia, a sociologia, a economia, a administração, a política e a medicina entre outros ramos de estudo, vêm se interessando pelo assunto e trazendo suas próprias contribuições, com suas respectivas abordagens para definir esse que vem