Gametogênese Humana
*Gametogênese
É um processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese também acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haploides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haploides reconstitui o número diploide característico de cada espécie.
Gametogênese nos animais - Os espermatozoides e os óvulos têm origem nas células germinativas primordiais (CGPs) do embrião. Estas células diferenciam-se muito cedo (no Ser Humano, aparecem na quarta semana da gestação) na endoderme e são fáceis de reconhecer uma vez que contêm grande quantidade do enzima fosfatase alcalina.
As CGPs migram por movimento ameboide para o mesentério dorsal do embrião e daí lateralmente para as cristas genitais, que se encontram próximas do local onde ficarão os rins. Durante esta migração, as CGPs dividem-se várias vezes e, quando chegam às cristas genitais, os embriões macho e fêmea não são ainda morfologicamente reconhecíveis. No entanto, pouco tempo depois (na 6ª semana de gestação, nos humanos) as diferenças começam a formar-se: enquanto que na fêmea, as cristas genitais mantêm a sua aparência, nos machos começam a formarem-se as gónadas com o desenvolvimento de cordões sexuais.
Espermatogênese - Nos machos, as CGPs (células germinativas primordiais) transformam-se em espermatogônias diploides, que graças às fases: multiplicação, crescimento, maturação e diferenciação (ou espermiogénese), vão dar origem aos espermatozoides haploides que se vão acumulando no lúmendos tubos seminíferos. O aparelho reprodutor masculino é formado pelos testículos, epidídimo, canal deferente e glândulas anexas. Os