Gametogênese humana
Introdução
No início do desenvolvimento embrionário, forma-se o blastocisto, estrutura com a primeira separação em grupos de células distintas : o trofoblasto e o embrioblasto.
Todas as células do organismo humano originaram-se do zigoto e apresentam o mesmo material genético; são capazes de executar processos metabólicos fundamentais, como a síntese de moléculas orgânicas, o transporte de materiais através da membrana e a degradação de moléculas, possibilitando a liberação de energia.
No entanto, ao longo do seu desenvolvimento, as células podem se tornar especializadas na realização de atividades mais específicas; esse processo é denominado diferenciação celular. Na diferenciação celular, alguns dos genes do material genético total são ativados, e outros desativados. - Melanina.
Os tecidos são grupos de células que desempenham o mesmo papel e normalmente ficam dispostos em camadas de componentes dos órgãos. Histologia corresponde ao estudo dos tecidos.
Há vários tipos de tecidos no organismo humano, tais como epitelial, conjuntivo, adiposo , ósseo, cartilaginoso, muscular e nervoso. As células de um tecido podem possuem aspectos variados. Tecido sanguíneo -> hemácias e leucócitos; Tecido nervoso -> neurônios.
Tecido Conjuntivo Os tecidos conjuntivos estão presentes em diversas partes do corpo, desempenhando funções de preenchimento de espaços entre os órgãos, de defesa, de nutrição e de sustentação. Esses tecidos têm como característica o posicionamento e a conformação estrutural das células, pois elas são mais afastadas, havendo grande quantidade de substância intersticial entre elas.
Dentre as substâncias intersticiais presentes nesses tecidos, estão: Substância fundamental amorfa: Formada principalmente por glicoproteínas. Trata-se de uma substância não estruturada; Fibras: são longos filamentos de natureza protéica. Há três tipos principais: colágeno, elastina e reticulina.