A moreninha
Gametogênese[editar | editar código-fonte]
É um processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese também acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haploides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haploides reconstitui o número diploide característico de cada espécie.
Espermatogênese[editar | editar código-fonte]
Espermatogênese é o processo de formação das células sexuais masculinas, os espermatozóides. Os espermatozóides são formados nos túbulos seminíferos.
Ovogênese[editar | editar código-fonte]
Oogénese, ovogénese, oogênese ou ovogênese, é o processo de formação das células sexuais femininas, os óvulos. No entanto nos Seres Humanos bem como na maioria dos mamíferos este processo só termina se após a ovulação ocorrer a fecundação do ovócito II que se encontra em metafase II.
Gametogênese nos animais[editar | editar código-fonte]
Os espermatozoides e os óvulos têm origem nas células germinativas primordiais (CGPs) do embrião. Estas células diferenciam-se muito cedo (no Ser Humano, aparecem na quarta semana da gestação) na endoderme e são fáceis de reconhecer uma vez que contêm grande quantidade do enzima fosfatase alcalina.
As CGPs migram por movimento ameboide para o mesentério dorsal do embrião e daí lateralmente para as cristas genitais, que se encontram próximas do local onde ficarão os rins. Durante esta migração, as CGPs dividem-se várias vezes e, quando chegam às cristas genitais, os embriões macho e fêmea