NEUROPEDIATRIA
Crianças que têm insegurança gravitacional, que é definida como uma intensa ansiedade e angústia em resposta a movimento ou à mudança de posição da cabeça experimentam uma sensação de ameaça quando são solicitadas a se mover. A criança prefere estar em contato físico com uma base segura a entrar em brincadeiras que envolvam movimento.
Um exemplo de hipersensibilidade ao input sensorial que pode ter implicações sócio-emocionais é a "defesa tátil", sendo definida como uma reação aversiva ao toque. Experiências naturais que ocorrem na vida de uma criança pequena tais como cócegas e batidas, podem assumir significados negativos ao invés dos significados afetivos positivos que seriam esperados.
2.1.1 - SISTEMA VESTIBULAR-PROPRIOCEPTIVO
O sistema vestibular apresenta várias funções como, por exemplo: Função de consciência e apreciação da posição da cabeça no espaço guiando o inter-relacionamento com o mundo externo. O equilíbrio é uma função combinada dos sistemas visual, tátil, proprioceptivo e vestibular através dos tratos vestibuloespinhal e cerebelar. A função de direcionar o olhar através de movimentos compensatórios dos olhos em resposta à movimentação da cabeça; preserva um plano constante de visão através do controle da posição dos olhos. Na postura existem muitas conexões entre os mecanismos vestibulares e os tratos eferentes para facilitação do tônus extensor. Contribui para a base neurológica do desenvolvimento da movimentação, orientação e controle e extremidade superior. Através de extensivas conexões com a formação reticular e sistema límbico, dá a base para o controle de alerta, atenção e regulação emocional. Base hipotética do desenvolvimento da coordenação motora bilateral e de funções relacionadas ao planejamento motor ou praxia.Juntamente com os receptores articulares e musculares, provê a base interna requerida para os mecanismos de "feedforward" do controle motor. As funções da propriocepção:
-