Nanotecnologia
NANOCIÊNCIA e
Nunca o tão pequeno se tornou tão grande. De fato, conforme vislumbrado, quase meio século atrás, pelo físico norte-americano Richard Feynman (1918-1988), em sua palestra de título inusitado – ‘Há muito mais espaço lá embaixo’ –, o impacto da nanociência e da nanotecnologia nos setores acadêmico, empresarial e na própria sociedade já é bastante marcante – para alguns, ele será maior que o causado por outras revoluções tecnológicas, como a agricultura, a indústria e a microeletrônica.
Neste artigo, são apresentadas algumas das perspectivas que estão se abrindo com essa grande onda inovadora e como elas se juntam ao reconhecimento dos importantes avanços científicos que estão tendo destaque neste Ano Mundial da Física.
D. EIGLER ETAL. / IBM (2001)
Henrique E. Toma e Koiti Araki
Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia,
Instituto de Química, Universidade de São Paulo
24 • C I Ê N C I A H O J E • v o l . 3 7 • n º 2 1 7
NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA
NANOTECNOLOGIA
O gigantesco e promissor mundo do muito pequeno
Nano – que significa ‘anão’, em grego – é o prefixo usado na notação científica para expressar um bilionésimo
(10-9). Um nanômetro (nm), por exemplo, equivale a 10-9 m, ou seja, um bilionésimo de metro. Nessa escala de tamanho, um minúsculo vírus, invisível a olho nu, se apresenta como uma incrível entidade com cerca de 200 nm. Apesar da dimensão ínfima, ele camufla, na realidade, uma complexa máquina molecular aparelhada com todos os dispositivos para invadir as células de organismos superiores e utilizá-las em sua reprodução, proporcionando um exemplo típico de tecnologia nanométrica colocada em prática pela natureza.
É justamente para essa escala que estão convergindo atualmente os processos de miniaturização na eletrônica, conferindo crescente funcionalidade, desempenho e portabilidade aos aparelhos modernos. Em 1965, o norte-americano Gordon
Moore,