Resumo Biologia 10ano
A energia externa que mais influencia a Terra é a energia irradiada pelo Sol. A Terra possui também energia interna resultante da desintegração de elementos radioativos e do calor remanescente da sua própria formação.
As inter-relações entre sistemas e o meio circundante permitem considerar três tipos de sistemas:
Considera-se a Terra um sistema quase fechado, pois apesar de haver trocas de matéria com o Universo, essas quantidades são desprezíveis.
SUBSISTEMAS DA TERRA
Hidrosfera: constituída pelos reservatórios de água: rios, lagos, glaciares, calotes de gelo e águas subterrâneas.
Oceanos – 97% Glaciares e calotes de gelo – 2% Subterrânea – 1%
Atmosfera: formada pela camada gasosa que envolve os outros subsistemas. Composta por Azoto, oxigénio e outros gases (CO2, He, H). É composta por 4 “regiões”: troposfera, estratosfera (camada de ozono), mesosfera e termosfera.
Geosfera: representada pela parte sólida da Terra, sendo o subsistema de maiores dimensões. A zona mais externa é a litosfera.
Biosfera: inclui o conjunto de seres vivos que povoam a Terra, e interagem continuamente com os outros subsistemas, influenciando-se mutuamente.
Os diferentes subsistemas encontram-se num equilíbrio dinâmico. Qualquer alteração num destes subsistemas pode afetar todos os outros.
2. As Rochas, arquivos que relatam a história da Terra
As modificações geológicas, geográficas e biológicas estão registadas e preservadas nas rochas que se geraram ao longo do tempo. Atendendo às características e às condições que presidiram à sua génese consideram-se três categorias de rochas: sedimentares, magmáticas e metamórficas. ROCHAS SEDIMENTARES
Na génese das rochas sedimentares ocorrem fundamentalmente duas fases: sedimentogénese e diagénese.
Sedimentogénese: compreende os processos que intervêm desde a elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares até à