Tecnico Informatica
Esta pesquisa abordará o tema Transtorno do déficit de atenção na idade pré-escolar no colégio Baptista da Paz, apoiando-se em autores que abordam o tema em questão.
Ao longo dos tempos todas as sociedades têm recorrido as práticas reguladoras face ao diferente e a criança com necessidades educativas especiais , não é excepção. A criança com problemas de comportamento e aprendizagem, era colocada na classe regular, não lhe sendo dado qualquer acompanhamento específico.
Ao falar- se de transtorno de déficit de atenção, fala-se simultâneamente em hiperatividade pois, é a sua principal manifestação. Muita confusão tem havido com diferentes autores quanto a sua terminologia: hiperquinésia, disfunção cerebral mínima, síndrome hiperquinético, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, problemas de atenção com hiperatividade.
Na sua prática quotidiana a criança com transtorno do déficit de atenção,manifesta padrões de conduta que podem qualificar-se em em excessos comportamentais: mexer-se continuamente, do seu lugar, inquietas ao extremo, não param,implicam-se com os colegas, gritam... são crianças que dificilmente aceitam regras mudam constantemente de actividade, não conseguindo concentrar-se por muito tempo. Na idade adulta, este transtorno é associado a problemas como o uso de drogas lícitas, ilícitas, além de depressão.
Nesta ordem de coisas, a criança necessita adquirir determinadas noções de comportamentos sociais tais como: permanecer sentada, prestar atenção le vantar as mãos antes de falar... que são tão importantes para o sucesso pessoal como as proprias aprendizagens académicas, visto tratar-se de comportamentos sociais muito importantes. Estas actitudes perante a aprendizagem podem aprender-se; Por isso, levar a criança adquirilas antes que se instalem fortes reacções de compensação que podem transformar-se em quadros de desordem emocional, é um objectivo importante como educadora e ao mesmo tempo um repto