Tdah
PEDAGOGIA
LÍLIAN DA SILVA FÉLIX
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
Goiânia
2012
lílian da silva félix
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
Trabalho apresentado ao minicurso de TDAH.
Palestrante: Professor Edmilson da Silva Alves
Goiânia
2012
Pretendo desenvolver nesse trabalho, uma síntese sobre os principais pontos sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade). Pois é um assunto recorrente no meio escolar e que poucos profissionais sabem lidar com esse tipo de comportamento. Saber como um aluno nessas condições age e como o professor deverá se portar diante dessa situação.
TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) é uma síndrome/transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e que frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Segundo a ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção).
Podemos dizer que são vários os fatores que influenciam o seu desenvolvimento, sendo eles: 1. A hereditariedade, depois de muitas pesquisas sobre o assunto foi possível destacar que famílias portadoras do TDAH havia a presença de parentes também afetados com esse transtorno era mais frequente do que nas famílias que não tinham crianças com TDAH. 2. Substâncias ingeridas na gravidez observaram que a nicotina e o álcool quando ingeridos durante a gravidez podem causar alterações em algumas partes do cérebro do bebê, incluindo-se aí a região frontal orbital. Alguns desses estudos não mostram correlação entre as causas e efeitos. 3. Sofrimento fetal, esses estudos mostram que mães que passaram por problemas no parto, podem ter filhos com TDAH, e possivelmente as mães portadoras de TDAH podem transmitir essa carga genética ao filho. Mas, são hipóteses. 4. Exposição ao chumbo, crianças pequenas que sofreram intoxicação com esse metal, podem