Riscos financeiro
A realidade turbulenta da economia actual impõe às empresas a necessidade de administração do valor para a sobrevivência sustentada do negócio. Actualmente, assiste-se a evolução do mundo dos negócios, exigindo aperfeiçoamento e maturidade dos profissionais responsáveis pela confecção e interpretação dos dados financeiros das organizações. A maximização do valor para o accionista constitui-se no principal objectivo dos gestores.
RISCO ECONÓMICO
É o valor de incerteza correspondente ao rendimento esperado de um determinado investimento. No mercado financeiro existem o risco económico de mercado e o risco económico de crédito. O risco de mercado é aquele que está relacionado com as oscilações de preço do investimento escolhido. O risco de crédito é o relacionado com a probabilidade de um título financeiro ser pago.
RISCO FINANCEIRO
De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, o risco financeiro designa o risco de uma possível alteração futura numa ou mais taxas de juro, preços de instrumentos financeiros, preços de mercadorias, taxas de câmbio, índices de preços ou taxas, notações de crédito ou índices de crédito ou outra variável especificada, desde que, no caso de uma variável não financeira, a variável não seja específica de uma parte do contrato.
RISCOS COMERCIAIS
as situações de insolvência ou mora no pagamento da dívida do devedor, ou seu garantidor, que motivem o descumprimento ou a denúncia e rescisão de contrato de exportação, com perda para o segurado. São exemplos de actos ou fatos que se caracterizam riscos comerciais.
FALÊNCIA
Falência ou insolvência, é uma situação jurídica decorrente de uma sentença decretória proferida por um juiz de direito onde uma empresa ou sociedade comercial se omite em cumprir com determinada obrigação patrimonial e então tem seus bens alienados para satisfazer todos seus credores.
E também chamamos falência a reunião de credores. Quando vários processos judiciais de cobrança de dividas