Sintese Teoria de VIGOTSKY
V_5 Alguns elementos para compreender a aprendizagem.
[...] Vigotsky estudou as formas tradicionais de desenvolvimento psíquico, ou seja odesenvolvimento daquelas funções como linguagem, o cálculo, o pensamento, a memória e o controle da conduta.
V.5.1 As zonas de desenvolvimento das crianças e o papel do educador.
[...] Vigotsky percebeu que para avaliar o desenvolvimento, ultilizava-se apenas aquilo que a criança era capaz de fazer de forma independente, ou seja sem ajuda dos outros. Vigotsky chamou esse nível de desenvolvimento de zona de desenvolvimento real, uma vez que expressa o nível de desenvolvimento psíquico já alcançado pela criança.
Percebeu a presença de outro indicador que precisava ser necessariamente considerado ao lado do desenvolvimento real alcançado pela criança. Esse outro indicador foi chamado nível ou zona de desenvolvimento próximo e se manifesta por aquilo que a criança ainda não é capaz de fazer sozinha, mas já é capaz de fazer em colaboração com um parceiro mais experiente.
Para Vigotsky, o bom desenvolvimento é aquele que garante aprendizagem e impulsiona o desenvolvimento.
Vigotsky conclui que o bom ensino não é aquele que incide sobre o que a criança já sabe ou já é capaz de fazer, mas é aquele que faz avançar o que a criança já sabe, ou seja, que a desafia para o que ela ainda não sabe ou só é capaz de fazer com ajuda dos outros.
Para garantir que o processo de ensino impulsione ao máximo o desenvolvimento da criança precisamos conhecer também as especificidades do desenvolvimento das crianças.
V.5.2 Em que circunstâncias as crianças aprendem?
O que não é possível que a criança faça em colaboração com um parceiro mais experiente não adianta ser compartilhado pelo educador. Com essa reflexão, percebemos que o processo de aprendizagem é sempre colaborativo, ou seja, resulta da ação conjunta entre o educador ou parceiro mais experiente e aquele que aprende.
Para a reflexão pedagógica, a