Ponto de fusão da ass
Proposta para a geógrafa e conceitos de vigotsky
As principais relações teóricas de vigotsky apresentam a atividade relacionada á interrelação histórica – cultural, interação interpessoal e a mediação da linguagem como instrumentos á aquisição do saber.
Sendo a sua principal constituinte, a teoria pode ser interpretada pelo meio o qual o homem em interação com o mundo ele constrói suas relações intra – psíquica pelas relações mediadas pelo signo, assim o seu contexto é que auxilia a formação da consciência, isto é, não de maneira automática, mas criadora e dialética.
A criança em processo de aprendizagem da disciplina de ciências, ela interage como uma ação sobre o objeto, o concreto, nela conhecido pro aquilo que é palpável, assim, adquire por meio do professor uma mediação entre o objeto a ser conhecido e o meio ambiente que se constitui aos poucos o conceito deste objeto e voltado ao novo entendimento do objeto conhecido.
As reflexões intrapsíquicas são formuladas pela interpretação, reflexão e dialética da criança. Nesse caso o professo pode intervir como mediador, identificando o objeto e apontando a palavra ao aluno, auxiliando as suas necessidades dentro das suas possibilidades de aprendizagem.
A etapa em que o aluno se encontra nos processos de aprendizagem é importante, pois aos professores cabe identificar se o aluno esta na fase de idade de sua constituição do objeto e sem a presença desse objeto, saber de algum modo representá-lo , pois assim não identificado- aqui já entra nas questões piagetianas- a fase do aluno, pode ocorrer duvidas e dificuldades maiores porem o concreto é uma outra fase em que a criança de idade menor que 11 anos encontra –se e daí se pode abstrair melhor quando passa de 11- 12 anos a representar o objeto sem que este esteja presente.
Em outra ocasião, a geografia pode perpassar por seu instrumento conhecedor, no caso o aprendiz, as diferentes formas de representação da constituição do seu