Avaliação
A professora Carla Reichmann, professora de Língua inglesa VII na UFPB, apresentou uma proposta sobre o letramento de língua inglesa, visto que não há quase nada sobre isto. Durante o primeiro semestre de 2010, lemos muitos artigos sobre o assunto, mas todos voltados para o ensino da Língua Portuguesa. Nós professores de língua estrangeira, sabemos como é difícil ensinar e motivar os nossos alunos sem os devidos recursos, felizmente o FNDE está enviando, a partir de 2011, os livros didáticos de língua estrangeira para as escolas públicas.
Mas, afinal o que é Letramento? E como podemos definir a palavra Motivação?
Que estratégias devemos usar para efetivar o letramento?
Vejamos:
Letramento é uma palavra recém chegada ao vocabulário da Educação e das Ciências Lingüísticas. É uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Novas palavras são criadas (ou a velhas palavras dá-se um novo sentido) quando emergem novos fatos, novas idéias, novas maneiras de compreender os fenômenos. Se a palavra letramento nos causa estranheza, uma vez que é não é muito antiga, outras do mesmo campo semântico sempre nos foram familiares como analfabetismo, analfabeto, alfabetizar, alfabetização, alfabetizado e mesmo letrado e iletrado.
As palavras letramento e letrar não aparecem em dicionários atuais, aparecendo apenas em um dicionário do século passado, sendo portanto, caracterizadas como antigas. O termo atual da palavra letramento proveio da palavra literacy da língua inglesa. Literacy vem do latim littera que quer dizer letra, mais o sufixo cy que denota qualidade, condição, estado, fato de ser. Portanto literacy é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever. Está subentendido que a escrita traz conseqüências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas e lingüísticas. Nessa perspectiva, letramento é estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter