Ponto de fusão
Através da utilização de técnicas apropriadas, montar a curva de aquecimento e resfriamento do naftaleno, fornecendo assim seus pontos de fusão e solidificação.
2- Introdução:
2.1 – Ponto de Fusão: Um composto ou uma espécie química, em seu estado puro, de acordo comapresenta propriedades físicas, físico –químicas e químicas características. Entre estas propriedades, chamadas de constantes, estão o ponto de fusão, a densidade, o ponto de ebulição, solidificação etc. Aqui, a constante de interesse será o ponto de fusão e solidificação.
O ponto de fusão de uma substância pura é a temperatura em que a fase sólida e a fase líquida coexistem, ou seja, entram em equilíbrio. Neste ponto, um acréscimo de energia (calor) é utilizado para romper a estrutura sólida, e a temperatura permanece constante, ou seja, não sobe até que a substância tenha se fundido completamente. Este acréscimo de energia sem que haja aumento de temperatura é chamado de calor latente de fusão, enquanto a energia utilizada pelo sistema para elevar a temperatura é chamada de calor sensível.
Um composto sólido de alto grau de pureza funde-se a uma temperatura bem definida, e apresenta um intervalo que não excede 0,5 – 1,0ºC. Porém, na prática, observa-se que a temperatura desde o início até o final da fusão pode estar num intervalo de variação de 1ºC a 2ºC sobre este valor. O ponto de fusão definido é uma característica de substâncias puras. Dessa forma, é utilizado como um valioso critério de pureza. A presença de impurezas, mesmo em pequena quantidade na amostra produz considerável aumento no intervalo de fusão (diferença entre a temperatura de início da fusão até que a substância torne-se completamente líquida), provocando o início da fusão a uma temperatura mais baixa que a temperatura determinada para a substância pura.
2.2 – Ponto de Solidificação:
- Ponto de solidificação (ou de congelamento) designa o ponto em que se dá a mudança de fase da matéria correspondente à passagem