Ponto de Fusao
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CQ 095 – QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL (ENGENHARIA QUÍMICA)
PRÁTICA 8 – PONTO DE FUSÃO
CURITIBA
2014
PRÁTICA 8 – PONTO DE FUSÃO
CURITIBA
2014
1. INTRODUÇÃO Ponto de fusão é a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido, a uma certa pressão. Ou ainda, é a temperatura em que os estados sólido e líquido se encontram em equilíbrio. O ponto de fusão de uma substância, a uma determinada pressão, é um valor constante, fator característico de uma substância pura, e por isso a sua determinação constitui um dos métodos pelo qual pode-se calcular o grau de pureza desta substância. Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superiores a 1oC, essa substância não pode ser considerada uma substância pura. O ponto de fusão é uma propriedade característica de uma substancia, podendo ser usado na identificação de composto.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O objetivo da prática era a determinação do ponto de fusão de uma substância que foi purificada (por recristalização) pela equipe na aula anterior, e da mesma substância sem ter sido purificada.
A substância utilizada pela equipe era a dibenzalacetona. Para essa determinação, foi utilizado um aparelho com aquecimento elétrico. Foram colocadas amostras da substância impura dentro de 2 capilares, e amostra da substância purificada dentro de 1 capilar. Os capilares foram colocados dentro do aparelho, que foi ligado em Aquecimento Controlado, com a taxa de aquecimento entre 1 e 2º C. Através de uma lente disposta na parte frontal do aparelho, era possível