Sintese Conceitos de gênero, etnia e raça: reflexões sobre a diversidade cultural na educação escolar
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL / PARFOR
CURSO DE PEDAGOGIA – 2ª LICENCIATURA/ CAMPUS CUIABÁ KATIA ROSANA DE OLIVEIRA
TEXTO 01
NOGUEIRA. Juliana Keller. FELIPE. Delton Aparecido. TERUYA. Teresa Kazuko. Conceitos de gênero, etnia e raça: reflexões sobre a diversidade cultural na educação escolar. Florianópolis: 2008.
Nossa história, segundo os autores, se marca por processos de negação do outro, através do estabelecimento de conceitos e normas de aceitação pela sociedade.
Tratar da questão da diversidade cultural, revela no Brasil dois contextos, um representado pelo discurso do somos um povo único que descende de um processo intenso de miscigenação, Geraldo uma nação diversificada; e outro representado pelas ações preconceituosas em relações a alguns segmentos dentro da população, como mulheres, negros e indígenas.
No contexto escolar, estudos demonstram que apesar da diversidade cultural registrada em documentos oficiais, os conteúdos programáticos dos livros didáticos ainda priorizam a disseminação da cultura na representação do homem branco e heterossexual.
Nos livros didáticos ainda há uma subalternização de diversos grupos sociais. E isto é possível ver não somente nos livros didáticos, mas também nas falas dos professores, o que ocasiona uma auto-rejeição dentro desses grupos, que acabam por adotar uma identidade social diferente a que este pertence, comprometendo de forma até irreversível o processo de construção de sua identidade cultural, social.
Reconhecer que existe uma diferença e que esta é qualidade do que é diferente, questiona conceitos como, homogêneo, permanente, que excluem e marginalizam o diferente.
Os autores apontam que uma ação pedagógica realmente pautada na diversidade cultural deve ter como princípio uma política curricular da identidade e da diferença. Os conceitos de gênero, raça e etnia ao serem trabalhados em sala de aula em uma perspectiva da valorização da identidade