Resíduos Sólidos
Disciplina: Gestão de Resíduos Sólidos Data: 20 de junho de 2013
Professora: Fernando Hermes Passig
Nome do Aluno: Carolina Carvalho Dias Período: 4º
Com base nos conceitos de RSU, responda as questões abaixo:
1) Defina Resíduos Sólidos “Lixo”
É definido como “Lixo” todo material resultante da atividade humana que foi descartado pelos seus geradores, ou seja, considerado inútil. Vale ressaltar que sua geração deve ser pelo ser humano, pois a natureza reaproveita todos seus resíduos.
2) Quais as características físicas (5), químicas (3) e biológicas (5) dos resíduos sólidos? Cite e explique cada uma delas separadamente, fazendo um pequeno resumo que lhe auxiliará no seu estudo para a prova.
Características Físicas: Composição gravimétrica – A composição gravimétrica é o percentual de cada componente em relação ao peso total do lixo. Esse estudo é importante para saber quais os materiais mais descartados e assim, poder aplicar investimentos nas áreas mais necessárias, bem como providenciar melhores condições para reciclagem e descarte dessas substâncias.
Peso específico – O peso específico é o peso dos resíduos em função do volume por eles ocupado, expresso em kg/m³. É fundamental que essa determinação seja feita para que o dimensionamento de equipamentos e instalações seja feito com maior eficiência possível. O Brasil produz cerca de 160 mil toneladas por dia.
Geração per capita – Relaciona a quantidade do lixo gerado diariamente com o número de habitantes de determinava região. É utilizada a fórmula GP = Qr / P em que GP é a geração per capita de lixo (kg/hab.dia), Qr a quantidade de RS (kg/dia) e P a população urbana do município. Teor de umidade – representa a quantidade de água presente no lixo, medida em percentual de seu peso. Esta característica tem influência decisiva, principalmente nos processos de tratamento e destinação do lixo. Varia muito em função das estações do ano e da incidência de chuvas.