Sintese-aprendizagem motora
ATIVIDADE 1
Nome: Ivo Ricardo de Sá
Síntese: Pesquisa na área de comportamento motor: Modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas.
Historicamente o comportamento motor é estudado a mais de um século, no Brasil tem uma trajetória que começa na década de 1980 com o retorno de pesquisadores que foram se especializar no exterior, nestas três ultimas décadas o crescimento nesta área teve um expressivo desenvolvimento, com dissertações, teses e produção cientifica e com a formatação de um veiculo próprio de publicação. Este artigo tem como foco apresentar um panorama geral da área de CoM, tentando contribuir para a construção de uma base de conhecimentos. Sendo constituída por três áreas de investigação o CoM conta com pesquisadores de diferentes formações implantando uma equipe multidisciplinar na área de Aprendizagem motor (AM), Controle motor (CM) e Desenvolvimento motor (DM).
Os mecanismos responsáveis pela produção de movimentos têm sido abordados pelo CM e a AM, as mudanças que ocorrem no comportamento motor de um indivíduo é objetivo de investigação do (DM) ressaltando que os três campos de investigação estão profundamente inter-relacionados. O CoM pode ser estudado de maneira microscópica ou macroscópico permitindo uma visão mais abrangente do fenômeno estudado. Já os estudos realizados no AM e DM têm sido analisados de maneira comportamental, gerando um conhecimento que contribui em todas as áreas de intervenção profissional que atua na recuperação e melhoria da qualidade de movimentos apresentando procedimentos de intervenção mais eficaz e direto.
MODESLOS TEORICOS Tendo duas perspequitivas diferentes chamadas por Meijer e Roth (1988), Perspectiva dos sistemas motores (teoria motora) e perspectivas dos sistemas de ação (teoria de ação), a teoria motora da ênfase ao SNC no controle dos movimentos, a segunda atribui mais importância ás informações especificas pelo