John white webster
John White Webster nasceu em Boston, no seio de uma das famílias da tradicionais da Nova Inglaterra, ligada aos fundadores da cidade e com profundas raízes entre os pilgrims puritanos. O seu avô tinha feito fortuna como comerciante na cidade de Boston e o seu pai, Redford Webster, era um abastado negociante e proprietário de uma das principais farmácias da cidade. A sua mãe, Hannah (White) Webster, pertencia a uma das principais família da cidade, os Leverett. A família pertencia à congregação Unitariana da cidade, tendo como pastor o reputado reverendo Francis Parkman, ele também ligado às principais famílias da Nova Inglaterra. A família contava entre os seus amigos os principais políticos e intelectuais da época, entre os quais Robert Gould Shaw e diversos governadores de Massachusetts e presidentes da câmara de Boston.
Destinado a seguir as tradições familiares, John White Webster teve uma infância e juventude privilegiada, embora o seu pai nunca lhe tivesse concedido uma mesada adequada, o que depois o próprio alegou como sendo a fonte da sua inabilidade em lidar com matérias financeiras. Depois de terminar os seus estudos preparatórios, ingressou no Harvard College no qual se formou em 1811.
Decidiu então seguir uma carreira em medicina, ingressando no Harvard Medical College, no qual se formou em 1815. Como era tradição ao tempo, foi completar os seus estudos médicos na Europa, partindo para Londres, cidade onde estudou e estagiou no afamado Guy’s Hospital. Naquele hospital permaneceu cerca de dois anos (1815-1817) praticando como cirurgião estagiário e como assistente de alguns médicos afamados. Durante a sua estadia em Londres desenvolveu o gosto pela Química e pela Mineralogia e Geologia, ciências que aprofundou e em que se tornou proficiente, lendo as principais obras publicadas sobre a matéria e contactando alguns dos mais eminentes geólogos britânicos da época.
Aparentemente atraído pelo seu interesse pela Geologia, aproveitou a