Alfabetização
- A escrita
A escrita, seja ela qual for, tem como primeiro objetivo permitir a leitura. A leitura é uma interpretação da escrita que consiste em traduzir os símblos escritos em fala. Alguns tipos de escrita se preocupam com a expressão oral e outros simplesmente com a transmissão de significados específicos, que devem ser decifrados por quem é habilitado. Nesse caso os aspectos fonológico, lexical, sintático, que marcam a linearidade do discurso linguístico, não tem indicação específica, ficando a cargo do leitor encontrar a maneira mais adequada de realizaá-los. Muitas vezes esse tipo de escrita se serve de palavras-chavepara suadecifração. Seus exemplos maiscomuns são os sinais de trânsito.
“A escrita é, antes de mais nada, um aprendizado motor” (Jean Le Boulch)
A escrita é um código de comunicação secundário em relação a linguagem articulada, enquanto esta se desenrolano tempo, a escrita possui um suporte espacial que lhe permite ser conservada.
A escrita é uma das formas superiores de linguagem, requer que a pessoa seja capaz de conservar a ideia que tem em mente, ordenando-a numa determinada sequência e relevação. Escrever significa relacionar o signo verbal, que já é um significado, a um signo gráfico. É planejar e esquematizar a colocação correta de palavras ou deias no papel. O ato de escrever envolve dois aspectos: O mecanismo e expressão do conteúdo ideativo. Na escrita se estabelece uma relação entre audição (palavra falada), significado (vivênciada criança) e a palavra escrita.
Domínio do gesto, estruturação epacial e orientação temporal são três fundamentos da escrita. Com efeito a escrita supõe:
- Uma direção gráfica: escrevemoshorizontamente da esquerda para a direita;
- as noções de em cima e embaixo (n e u), de esquerda e direita, de oblíquas e curvas;
- noção de antes e depois: para ordenação dos movimentos de escrever.
Portanto os exercícios de escrita são necessários para a