Sintese ABC do Desenvolvimento Urbano
Arquitetura e Urbanismo – Projeto Urbano lll
Docente: Vera Lucia Bueno Fischer
Acadêmica: Paola Dallarosa
Síntese do capítulo três “Da cidade individual à rede urbana”, presente no texto “ABC do
Desenvolvimento Urbano”.
O capítulo “Da cidade individual à rede urbana”, que se encontra no livro “ABC do
Desenvolvimento Urbano”, foi escrito pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Marcelo Lopes de Souza. A principal abordagem do capítulo são as relações de dependência entre as redes, físicas ou não, que articulam as cidades.
O autor inicia sua abordagem com a afirmativa de que “(...) nenhuma cidade existe totalmente isolada, sem trocar informações e bens com o mundo exterior (...)”. Segundo ele, as cidades são interligadas umas às outras através de redes urbanas, permitindo fluxos de informação, bens e pessoas.
Além das redes urbanas, que geralmente são encontradas em escalas nacionais, também existem as redes que não são consideradas físicas. Essas redes articulam as cidades econômica, política e fisicamente. Em relação às de influência política, Souza afirma que as elas urbanas não são “inocentes”, ou seja, há sempre uma questão de poder político sobre elas.
Em termos de economia, o autor cita as trocas econômicas feitas através das redes urbanas.
O exemplo dado por ele é o excedente alimentar extraído do campo, que para chegar às grandes cidades, passa por uma rede com vários intermediários. Quando mais complexa e sofisticada for essa rede, maior será o custo final do produto para o consumidor e maior será o valor arrecadado pelos atacadistas, sem que o produtor primário se beneficie com isso.
É gerado então a transferência da renda rural para a cidade, que também é outro assunto abordado pelo autor e é considerada um palco de acumulação do capital. Os grandes proprietários de terras optam por viver em grandes cidades e entregam suas terras para capatazes ou as arrendam a terceiros. Ao fazerem isso, o valor