Resenha do Livro "O que Faz de uma Cidade uma Cidade?"
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO URBANO I
PROFESSOR (A): ALINE BARROSO
SÍNTESE CRÍTICA DO TEXTO “O QUE FAZ DE UMA CIDADE UMA CIDADE?”
VITOR
Fortaleza – CE
Fev, 2014 No texto “ O que faz de uma cidade uma cidade?”, o autor analisa o conceito de cidade, explorando as variáveis que a determinam, explorando, além disso, os conceitos de metrópole e megalópole.
O texto argumenta de um ponto de vista teórico e crítico, o que torna interessante a forma como o conceito de cidade é abordado. A conceitualização é feita de forma gradual, não como uma simples frase ou explícito num parágrafo qualquer. O texto é fluido e a cada pré-conceito de cidade, uma nova temática é apresentada, como o conceito de espaço periurbano, metrópole e megalópole.
A criticidade se faz presente, como na referência a especulação imobiliária. De fato é uma crítica plausível, a especulação imobiliária é uma das grandes responsáveis pelos vazios urbanos e a valorização ou não de uma determinada área, o que influi direta ou indiretamente na cidade.
Atrelado ao processo de especulação está uma forte segregação espacial. Isso caracteriza a sociedade urbana brasileira “resultante do processo de crescimento, urbanização e mudança dos últimos 30 anos”, como uma “sociedade complexa, espacial, ocupacional e socialmente diversificada, unificada mas heterogênea, segmentada e, sobretudo, profundamente desigual”. (GONÇALVES, 2010).
O solo urbano em determinadas áreas torna-se uma linha territorial que serve de fronteira entre as diferenças sociais e econômicas, gerando um outro assunto importante relacionado à cidade, que seriam as favelas ou assentamentos subnormais, que é pouco abordado no texto, que peca em parte neste sentido. A favelização, se dá muitas vezes pelas más condições de vida de