Dicas para resenha de artigo
Tema ou Fragmento: Fragmento xx Atualização « data»
Autores:
Resenha crítica de artigos ou livros sobre determinado tema ou fragmento de Empédocles. Usar o caput acima para encabeçar e identificar o trabalho do grupo. Escolher o tema ou fragmento e colocar no título acima. Escolher o(s) artigo(s) ou livro e fazer a resenha segundo as orientações abaixo:
Resenha é um documento que apresenta uma obra, seja um livro ou um artigo. Existem resenhas jornalísticas, didáticas e críticas. O modelo mais usado para resenhar uma obra com fins acadêmicos é a resenha crítica.
Uma resenha crítica contém as seguintes partes:
introdução, onde se faz uma apresentação descritiva da obra e se comentam as finalidade de o autor tê-la produzido; resumo, apresentando resumidamente as principais ideias apresentadas na obra. Quando se trata de uma teoria é de praxe comentar suas possíveis aplicações. Aqui, empregam-se tanto textos do tipo descritivo, narrativo e dissertativo; no caso de crítica literária ou tradução, comentar com amparo teórico e oferecer referências; crítica, apresentando um texto argumentativo em que o resenhador faz comentários sobre a obra, principalmente levando em conta se o autor conseguiu alcançar seu objetivo. Nesse item o resenhador deve apontar sua crítica com base em outros autores.
Apresentação e formatação de uma resenha crítica devem seguir o modelo dos trabalhos técnicos universitários, ou seja, devem obedecer às normas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por tais normas (ABNT), uma resenha pode ter de três a cinco páginas, para os modelos universitários, sem referências (pode ter notas de rodapé) e sem anexos.
Orientação normativa
Obs.: Como a resenha comumente é feita de apenas uma obra (exceto a resenha didática que compara duas ou mais obras), a referência é colocada abaixo do título, no alto do texto, nas mesmas normas de referência de Monografia (vide exemplo abaixo). Fonte