Exemplos de resenha
Autor (es):
Título (subtítulo):
Dados da publicação:
1- Conhecimento
Resumo detalhado das idéias principais
Do que trata a obra? O que diz?
Tem alguma característica especial?
2- Conclusões do autor
O autor faz conclusões? (ou não?)
Quais foram?
3- Quadro de referência do autor
Modelo teórico
Que teoria serviu de embasamento?
Qual o método utilizado
4- Apreciação a- Julgamento da obra – Científica, didática, de divulgação b- Mérito da obra – Qual a contribuição dada? Conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente? c- Estilo – Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente? d- Indicação da obra – A quem é dirigida: grande público, especialistas, estudantes?
DICA DA UFRJ
Resenha é um documento que apresenta uma obra, seja um livro ou um artigo. Existem resenhas jornalísticas, didáticas e críticas. O modelo mais usado para resenhar uma obra com fins acadêmicos é a resenha crítica.
Uma resenha crítica contém as seguintes partes:
introdução, onde se faz uma apresentação descritiva da obra e se comentam as finalidades de o autor tê-la produzido; resumo, apresentando resumidamente as principais ideias apresentadas na obra. Quando se trata de uma teoria é de praxe comentar suas possíveis aplicações. Aqui, empregam-se tanto textos do tipo descritivo, narrativo e dissertativo; no caso de crítica literária ou tradução, comentar com amparo teórico e oferecer referências; crítica, apresentando um texto argumentativo em que o resenhador faz comentários sobre a obra, principalmente levando em conta se o autor conseguiu alcançar seu objetivo. Nesse item o resenhador deve apontar sua crítica com base em outros autores.
Apresentação e formatação de uma resenha crítica devem seguir o modelo dos trabalhos técnicos universitários, ou seja, devem obedecer às normas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por tais normas (ABNT), uma