vibracoes
Frequência
A frequência é a característica através da qual o ouvido distingue se um som é agudo ou grave. Esta característica está relacionada com a quantidade de ciclos completos (vibrações) de um onda sonora, que ocorrem num período de 1 segundo, e é expressa em Hertz (Hz).
Amplitude
A amplitude é a característica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte. Esta característica está relacionada com a quantidade de energia transportada pela onda sonora e é medida em dB (decibeis).
A Altura de um Som está directamente relacionada com a frequência do som:
Sons de maior frequência correspondem a sons agudos (ou altos);
Sons de menor frequência correspondem a sons graves (ou baixos).
2
3
O controle ativo de ruído, seja qual for o ruído de interesse, baseia-se no princípio da superposição. Tal princípio é válido para qualquer sistema linear, e a propagação de uma onda acústica de amplitude não muito elevada (abaixo de 140 dB) pode ser considerada um processo linear (Nelson e Elliot, 1993). Assim, um sistema de controle ativo cancela um som primário (som indesejado) com um sinal (anti-ruído) de igual amplitude e fase oposta a ele através da superposição dos mesmos, de modo a resultar o cancelamento de ambos.
5
O nível de pressão sonora é uma medida para determinar o grau de potência de uma onda sonora. É determinada pela amplitude da onda sonora por duas razões: pela sensibilidade do ouvido às variações de pressão, e por ser uma quantidade simples de ser medida. A unidade internacional do nível de pressão sonora é o decibel (dB).
O ouvido humano consegue perceber uma faixa muito ampla de intensidades sonoras, cerca de . Por causa disso, tornou-se mais viável utilizar o conceito de nível de pressão sonora, dado em escala logarítmica, do que intensidade. Sendo assim, o nível de pressão sonora (em dB) é dado por
onde é a intensidade medida e é uma intensidade de referência dada por . 2 4