Vibrações
ETEC “DONA ESCOLÁSTICA ROSA” Eduardo Martino n°10 Heliton R. Xavier n°13 Luiz Rodrigo n°23 M. Antônia n°25
Mês: SetembroAno: 2014 Professor: ThyrsonCurso: Técnico em Segurança do Trabalho
Efeitos da Vibração no Corpo Humano
Fundamentação Teórica
Vibração ou oscilação é qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente, depois de um intervalo de tempo. Assim, para o perfeito entendimento deste tipo de movimento, torna-se necessário o estudo do movimento de oscilação de um corpo em torno de uma posição de equilíbrio, bem como das forças e/ou momentos a ele associados [Figura 2].
De um modo geral, a vibração consiste em movimento inerente aos corpos dotados de massa e elasticidade. O corpo humano possui características de inércia e elasticidade que lhe conferem valores de frequência natural distintos, relativos a cada uma de suas partes
(Figura 1). Se uma frequência externa coincide com a frequência natural do sistema, ocorre a ressonância, que implica em amplificação do movimento. Assim, a energia vibratória associada a esse efeito é absorvida pelo corpo, como consequência da atenuação promovida pelos tecidos e órgãos [Figura 2].
29711653627120 FIGURA 1 FIGURA 2 leftcenter VIBRAÇÃO LOCALIZADA
Vibrações de Extremidades (também conhecidas como segmentais, localizadas ou de mãos e braços): são vibrações que atingem certas partes do corpo, principalmente mãos, braços e outros (Figura 3).
Estas vibrações são as mais estudadas, situam-se na faixa de 6,3 a 1250 Hz, ocorrendo nos trabalhos com ferramentas manuais (operador de martelete pneumático, operador de lixadeira, operador de motosserra, entre outros) e são