Resenha
DE SOUZA, M. J. L. ABC do Desenvolvimento Urbano. 3ª Ed. Brasil: Bertrand Brasil, 2003. 190 p.
“A cidade vista por dentro”
O autor, Marcelo José Lopes de Souza, possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Sociologia Urbana e mestrado e doutorado em Geografia. Já recebeu prêmios, como o da Sociedade Alemã de Pesquisas sobre a América Latina, por sua tese de doutorado, e o prêmio Jabuti, por seu livro “O desafio metropolitano”. É membro do corpo editorial de revistas brasileiras e coordenador de diferentes projetos internacionais. Tem dedicado sua atenção profissional ao estudo dos vínculos entre mudança social e organização espacial. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O capítulo estudado foi o capítulo 4 do livro “ABC do Desenvolvimento Urbano”, e trata essencialmente de como a cidade funciona por dentro, com suas relações e complexidades. São abordados temas como a segregação social e suas causas, além de apresentar modelos de organização interna dos Estados Unidos e do Brasil. Utiliza-se de elementos gráficos para melhor esclarecimento dos modelos, com círculos e legendas.
No início o autor fala sobre o uso dos espaços na cidade, o qual varia de acordo com a atividade. Existem os espaços de uso residencial, assim como os de comércio e serviços, ou “localidades centrais intra-urbanas”. Esse último geralmente ocorre nos centros, muitas vezes sendo o centro histórico da cidade. Isso se deve ao fato da cidade ter se desenvolvido a partir daí, transformando-o em modernas áreas de negócios, o chamado CBD (Central Business Districts). Podem aparecer também subcentros de comércio e serviços, mas esse quadro varia com o porte da cidade. Uma cidade de grande porte apresenta diversos subcentros espalhados por ela, mas ainda assim apresentará um CBD, podendo ocorrer do subcentro crescer com o deslocamento das pessoas, movendo um comércio com serviços de alto