Sinterização
Departamento de Engenharia de Minas
9º Período – Engenharia de Minas
Disciplina: Noções de Metalurgia
Professor: Antônio Ricardo
Aluno: Aderbal Alves
WůĂŶƚĂ ĚĞ ^ŝŶƚĞƌŝnjĂĕĆŽ
A função da planta de Sinterização é suprir os alto-fornos com sinterização, uma combinação de misturas de metais brutos, fluxos e Coque o qual é parcialmente ‘cozido’ ou sinterizado. Desta forma, os materiais combinam eficientemente no altoforno e proporcionam uma fabricação mais consistente e controlável de ferro. A Figura 1 mostra um diagrama simplificado de uma planta de sinterização.
Os materiais entram na planta de sinterização das caixas de armazenamento. Eles são misturados na proporção correta usando um alimentador de peso, um por caixa de armazenamento, exceto para o refinos de retorno os quais o medidor de impacto é usado. Os materiais pesados passam pela esteira transportadora para o tambor misturador onde água é adicionada ou manualmente ou como uma porcentagem calculada de peso do material entrando o tambor.
O conteúdo de umidade do Coque é medido do alimentador pelo alimentador de rolo de fio e usado para cortar a taxa de fluxo de água secundária. A permeabilidade da mistura é também medida e usada para modificar a quantidade de água necessária. O material misturado é alimentado no fio a partir do alimentador pelo rolo alimentador. A profundidade do leito é ajustada e mantida constante pelo ajuste do prato de corte, que é colocado com sondas para medir a profundidade do material e variar automaticamente a velocidade do rolo alimentador. A quantidade de material no alimentador é mantida constante através de ajustes automáticos da taxa de alimentação de cada caixa de material bruto.
WůĂŶƚĂ ĚĞ ^ŝŶƚĞƌŝnjĂĕĆŽ
WůĂŶƚĂ ĚĞ ^ŝŶƚĞƌŝnjĂĕĆŽ
Sinterização
A mistura bruta é acesa pela coifa de ignição, que usa como combustível uma mistura de Coque e forno à gás, alto-forno à gás e às vezes gás natural. O valor calorífico da mistura e a